Centro de Testagem da UCDB fecha após quase 200 mil exames

Local fica na Rua Barão do Rio Branco, na região central, e deixará de funcionar devido a baixa demanda

GUILHERME CORREIA / CAMPO GRANDE NEWS


Faixas serão removidas do local, que deixou de funcionar nesta segunda-feira. (Foto: Marcos Maluf)

Depois de realizar 194.537 exames para detecção da covid-19, o Centro de Testagem na Rua Barão do Rio Branco, no Centro da Capital, fechou as portas nesta segunda-feira (16). O local funcionava desde agosto do ano passado, por meio de parceria entre Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).

O número de diagnósticos realizados no lugar foi reduzindo, a medida que a pandemia teve arrefecimento de casos. Em janeiro, foram mais de 102 mil testes, seguido pelo mês de fevereiro (46 mil), março (10,8 mil) e abril (5,6 mil). A parcial de maio soma quase 2,6 mil testes.

Na manhã de hoje, uma comerciante, de 48 anos, relatou por meio do canal Direto das Ruas a surpresa ao se deparar com o local fechado. 'Fui fazer a testagem e pelo visto, poucos estavam sabendo. Tinha eu e mais um lá na frente, por volta das 8h.'

A Sesau justifica a desativação por conta de 'redução na demanda registrada nas últimas semanas'. O titular da pasta, José Mauro Filho, declarou que a estrutura foi 'fundamental', em outros momentos da pandemia, mas que agora as atividades se restringirão aos postos.

“Hoje o cidadão campo-grandense tem acesso ao teste em qualquer unidade de saúde, sem a necessidade de se deslocar para um ponto específico. É uma forma que encontramos de ampliar o serviço para aqueles que necessitam.'

A partir de agora, a detecção será ofertada nas 72 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família) espalhadas pelas sete regiões urbanas e distritos do município, de forma gratuita e por demanda espontânea - ou seja, sem necessidade de agendamento prévio.