Após manutenção, fila por UTI Covid volta a zerar e sobram vagas em Dourados

DOURADOSNEWS


A taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para pacientes diagnosticados com o Coronavírus (Covid-19) caiu de 100% - com um apessoa na fila de espera - para 77% em um espaço de tempo de 24 horas. Isso ocorre após manutenção preventiva em dez leitos, permitindo a disponibilização de 15 vagas. 

Por outro lado, a taxa de ocupação UTI Geral atingiu 100% com todas as 34 vagas sendo utilizadas, de acordo com informações divulgadas pela prefeitura de Dourados na noite de quarta-feira (30/6). 

Sendo assim, o sistema hospitalar no município segue trabalhando próximo da capacidade máxima de atendimento simultâneo em alas para tratamento intensivo. 

Dourados tem atualmente 42 pessoas com Covid em UTI no período potencial de transmissão da doença; cinco pacientes na condição de suspeitos aguardando resultado de teste laboratorial; além de dois pacientes classificados como pós-Covid, ou seja, que já passaram o período de transmissão do vírus, mas continuam em estado de saúde considerado grave.

Prevenção

Em nota distribuída à imprensa nesta semana, a prefeitura de Dourados informou que dez leitos passaram por manutenção de prevenção durante o final de semana mais recente. 

A direção da Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados) chegou a afirmar que esta ação manutenção em aparelhos e de limpeza nestas alas hospitalares só foi possível após recuo da pressão por vagas de UTI em Dourados, resultante do período de 14 dias de ‘lockdown’. 

Boletim

O boletim epidemiológico de quarta-feira (30/6), o mais recente divulgado pela administração municipal, confirmou que 600 douradenses morreram por complicações causadas pela Covid desde o início da pandemia. 

Dourados já notificou 35.968 contaminações por coronavírus, 34.547 são considerados recuperados, 874 casos estão ativos - sendo 770 orientados a cumprir o isolamento domiciliar, e 104 seguem internados em leitos de Enfermaria ou UTI.
 

axa de ocupação de leitos de UTI em Dourados divulgada ontem (30/6) - (Crédito: Prefeitura de Dourados)