Formiga mostra otimismo para as Olimpíadas de Tóquio: 'Sinto que desta vez o ouro vem'


Apresentada nesta terça-feira como nova meio-campista do São Paulo, a veterana Formiga também tratou do assunto seleção brasileira. Às vésperas de se apresentar à técnica Pia Sundhage para a disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio, a nova camisa 8 tricolor mostrou enorme confiança no trabalho desenvolvido antes da competição.

As meninas estão se cuidando e realmente querem, temos agora que fazer por onde. São grandes as chances de trazer essa medalha. Sinto que desta vez o ouro vem para o Brasil – discursou Formiga, confiante no elenco montado.
- Não que antes não tinha essa certeza, pois todas as competições vivemos essa expectativa, mas essa está sendo diferente de tudo. O gostinho do ouro está na mão – reiterou a jogadora que disputará pela sétima vez o evento.

Formiga apontou a distância como a dificuldade principal durante a trajetória pré-olímpica. Parte do trabalho foi desenvolvido por intermédio de videoconferências, como contou na apresentação ocorrida nesta terça-feira no Morumbi.
A confiança de Formiga se baseia no trabalho exercido por Pia Sundhage no comando da seleção. Embora tímida ao ser perguntada na hora de analisar o trabalho da sueca, a meio-campista elogiou o processo pré-olímpico.

Quem convive com ela (Pia Sundhage) sabe o que estamos evoluindo, e temos condições de evoluir ainda mais. Temos que nos cuidar, buscando melhor performance, porque não teria tanto tempo para trabalhar – destacou a camisa 8 também da seleção.

Com certeza a vinda da Pia, quebrando tabus por ser uma pessoa de fora, só ajudou. É bom abrir os olhos para trazer pessoas de fora, de quem vem com ideias boas. Temos que aproveitar esse momento para aprender, pois o currículo dela diz tudo – finalizou.
Formiga e as outras 17 convocadas, além das quatro suplentes, viajam com a seleção para Portland, nos Estados Unidos, onde iniciam a concentração final antes da ida a Tóquio. A equipe nacional embarca no dia 25 de junho e permanece até 15 de julho, quando enfim pegam o avião rumo ao Japão.

Sorteado para o Grupo F, o Brasil estreia na Olimpíada contra a China em 21 de julho. Na sequência, a equipe encara a Holanda, três dias depois. A participação na primeira fase se encerra no dia 27 contra Zâmbia. Os dois primeiros times de cada grupo e os dois melhores terceiros avançam às quartas de final.
A decisão da Olimpíada está marcada para o dia 6 de agosto, em Tóquio. Somente depois da participação nos Jogos de Tóquio, Formiga reestreia com a camisa do São Paulo, após mais de duas décadas de ausência.