Carreta com placas de Ivinhema e trem colidem lateralmente em Santos


Um trem colidiu lateralmente contra uma carreta na linha férrea do Porto de Santos, no litoral de São Paulo, nesta quarta-feira (16). Apesar do susto, a autoridade portuária informou ao G1 que ninguém ficou ferido.


O acidente ocorreu às 17h42. Por meio de nota, a Santos Port Authority (SPA) informou que uma composição ferroviária atingiu uma carreta bitrem com placas de Ivinhema (MS). A colisão aconteceu no cruzamento em nível da Praça Cândido Gafree, no bairro Paquetá, quando o veículo rodoviário cruzou a frente do trem que chegava ao Porto de Santos.


Ainda segundo a SPA, não houve vítimas, e o trânsito ficou bloqueado na Rua Xavier da Silveira e na Avenida Augusto Barata, pois a composição interditou o cruzamento em nível próximo ao Museu Pelé. O tráfego foi liberado totalmente às 19h30, quando ambos os veículos foram retirados do local do acidente. A ocorrência foi registrada pela Guarda Portuária.


Em nota, a Rumo confirmou o acidente e informou que o fato ocorreu após o motorista tentar atravessar a passagem em nível quando o trem se aproximava. Segundo a empresa, o maquinista acionou os procedimentos de emergência, mas não foi possível parar a tempo devido ao peso e tamanho da composição.

A empresa destaca ainda que realiza campanhas de conscientização para alertar motoristas e pedestres sobre os cuidados com o trem. "Conforme as leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a linha férrea é sempre preferencial, por isso, a Companhia reforça a importância de que a população respeite a legislação de trânsito e adote os cuidados necessários ao cruzar a ferrovia. A circulação na via foi liberada por volta das 19h", relata.