Deputado Renato apresenta Projeto de lei para que estado preste assistência aos pacientes de covid transferido para outros estados


Projeto de lei apresentado pelo deputado Renato Câmara (MDB), quer assistência ao paciente infectado com Covid-19 que necessitar de transferência para leitos médicos, localizados fora de Mato Grosso do Sul.

 

De acordo com a proposição, o Poder Executivo deverá prestar toda assistência necessária ao paciente infectado pelo coronavírus, que necessitar de transferência para leitos médicos/UTI, localizados fora do Estado, incluindo o custeio do transporte de ida e volta. 

 

Ainda segundo o texto, a assistência deverá ser estabelecida enquanto perdurar a situação de calamidade pública estadual. Fica garantido o direito à família do paciente que for transferido para fora do Estado de receber informações acerca do seu quadro clínico, ainda segundo o projeto de lei. 

 

Conforme a justificativa de Câmara, recentemente os número de casos aumentaram em Mato Grosso do Sul gerando um aumento na busca de leitos hospitalares e agravando a situação da saúde. "Fato este, levou o Estado a encaminhar pacientes para leitos em estados vizinhos para o tratamento médico".

 

Renato Câmara afirmou na semana passada, que uma paciente transferida de Dourados para Porto Velho, não conseguia contato com os familiares. “Bruna Maria Santos Duarte, de 29 anos, é uma das pacientes transferidas de Dourados para Porto Velho, no último dia 4. Há três dias, ela recebeu alta médica e não consegue voltar para Mato Grosso do Sul", disse